Que sax eu compro?

A decisão sobre qual saxofone comprar é difícil, pois além de existir sete tipos deste mesmo instrumento [Sopranino (mi bemol), Alto (mi bemol), Barítono (mi bemol), Contrabaixo (mi bemol), Soprano (si bemol), Tenor (si bemol) e Baixo (si bemol)], encontramos no mercado, também, variadas marcas.

O mais comumente recomendado, é que os iniciantes comecem com um sax alto, já que é mais fácil de encontrar e, também, quase sempre o mais barato. Além disso, o saxofone alto permite tocar diversos estilos musicais, por ser mais versátil; e, posteriormente quando o músico estiver familiarizado com ele, poderá escolher o sax de sua preferência.

Sendo possível, dê preferência por adquirir um instrumento novo; mas, caso opte por comprar um sax usado (geralmente com valor mais acessível), leve com você alguém que conheça esse instrumento, para evitar de ser enganado na hora da compra.

Outra dica importante é levar o instrumento a um luthier. Esse profissional irá fazer uma avaliação do saxofone, verificando, por exemplo, se o instrumento não está com “vazamento”.

OBS: Mesmo que você adquira um instrumento novo, é importante fazer essa avaliação, pois caso verifique algum defeito de fabricação, o sax poderá ser substituído na loja onde foi comprado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário